Qual a diferença entre piso vinílico e piso laminado?
Esta é uma pergunta que respondemos bastante no dia a dia e vamos tirar algumas dúvidas neste post.
Os dois pisos são excelentes, cada um tem a sua vantagem e desvantagem.
O piso laminado é excelente para quem tem pressa de instalação e não quer aguardar a passagem de massas para regularização do contrapiso ou cerâmica.
Outra vantagem do piso laminado seria o custo comparado ao vinílico.
O laminado tem preço inferior o vinílico, em alguns casos chega a uma diferença de 20% de custo.
Uma das desvantagens do laminado é o fato de que você corre risco de perder seu piso caso entre em contato com a água. Algumas linhas de laminado, como a Quick-Step, tem a tecnologia Hydroseal que protege o interior do piso contra excessos de água.
Mas isso não é uma garantia de que seu piso pode molhar, é bom evitar!
Outra desvantagem do laminado são os acabamentos de portas obrigatórios.
Em todas as portas é obrigatório o uso de acabamentos para dilatação, a ausência dos acabamentos pode fazer com que você não tenha garantia do material instalado.
A última desvantagem do laminado seria a acústica.
Infelizmente o laminado não é um piso que ajuda na questão de barulho. Patinhas de animais, salto alto e sapato com sola de borracha são o que mais causam barulho neste piso.
Já o vinílico você pode molhar, não precisa de acabamentos entre as portas de quartos e corredor quando os pisos estão no mesmo nível e é excelente para a acústica.
O vinílico possui muitas vantagens e uma delas é que você pode instalar inclusive em cozinhas, áreas de serviço e banheiros que você não vai ter problema.
Outra vantagem do vinílico seria a reposição de réguas danificadas no meio do ambiente. É possível trocar estas placas sem ter que desmontar o piso de todo o ambiente, se tornando uma manutenção mais rápida e barata comparada com a do laminado.
Uma das desvantagens do vinílico é a demora na instalação quando você mora dentro do espaço. Sua instalação é um pouco mais demorada por conta das massas que precisam ser passadas sobre o contrapiso ou a cerâmica.
Outro ponto importante é a umidade.
Caso seu contrapiso tenha umidade é necessário fazer a impermeabilização do contrapiso, caso não seja feita e a umidade for muito forte você pode perder seu vinílico.
Já o laminado não tem muito este problema pois quando instalado em ambientes térreos é usada uma lona preta por baixo da manta da fábrica.
Depois deste pequeno texto, algumas dúvidas foram esclarecidas para você?
Comentarios