top of page
  • Mestre das obras

Móveis pretos - Por que não?

É muito comum encontrar dicas de decoração e indicações de profissionais sobre o uso de móveis claros. Eles são atemporais, simples de combinar e podem ser usados pela casa toda. Mas e quando queremos algo diferente, como móveis pretos, devemos usar ou não?


Tons escuros levam charme, elegância e sofisticação a qualquer espaço!

É por isso que, cada vez mais, vemos projetos de decoração que incluem móveis pretos.

Eles combinam com os mais variados tipos de decoração e podem ser o diferencial que falta para tornar algum cômodo da sua casa ainda mais especial.


É muito comum ver móveis escuros em ambientes comerciais, mas isso não significa que você não possa usá-los em casa. Afinal, se eles estão em uma loja ou showroom, é provável que o intuito de quem os projetou é mostrar que cores escuras também podem ser usadas em ambientes residenciais.


Também é bastante comum encontrar móveis pretos em decorações voltadas para o público masculino, o que faz com que muita gente acabe com receio de colocá-los em ambientes mais familiares. Porém, não é preciso ter medo em investir em móveis escuros, principalmente se você quer dar um toque a mais de elegância na casa.


É claro que quem sempre teve móveis em cores tradicionais pode demorar a se acostumar com os de tom preto. Nem sempre nos acostumamos imediatamente com determinadas mudanças decorativas, mas, com o tempo, acabamos por perceber que o espaço está ainda melhor.



Um exemplo de cozinha moderna que usa o padrão escuro em harmonia com a madeira.



Nesta sala o painel preto ficou em segundo plano, mas conseguiu se destacar sem ficar enjoativo.



Outra cozinha com os móveis escuros.

Neste caso as paredes foram mantidas na cor branca para criar um ambiente mais iluminado.



Esta sala de TV se manteve ampla mesmo com o painel todo preto.


Móveis pretos devem ser combinados com peças de outras cores para criar contraste e deixar os espaços mais dinâmicos. A combinação de preto e madeira, por exemplo, é um clássico e dá muito charme e elegância a casa. Uma mesa de jantar de madeira complementada com cadeiras pretas ajuda a gerar equilíbrio e deixar qualquer residência mais moderna.


Vale lembrar que os móveis pretos devem ser proporcionais ao cômodo que está sendo decorado. Escolher um móvel preto lindo, porém muito pequeno para o espaço, pode fazer com que ele perca todo seu destaque no meio de outros objetos decorativos. Já se o móvel for muito grande, ele pode acabar se destacando de forma negativa, tornando o cômodo um pouco soturno.


Comments


bottom of page